segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Filme de Segunda 79

Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge 
Jackeline Moraes

Um final espetacular para uma trilogia que (re) surgiu para marcar a história dos filmes inspirados em HQ. 

Muito antes de o filme ser lançado, nós, fãs, já jogávamos sobre ele todas as expectativas possíveis de que essa iria ser a obra prima do cinema. E realmente foi! Podem me considerar exagerada ou entusiasta, mas, na minha humilde opinião, essa é uma das obras primas do cinema contemporâneo. 

Christopher Nolan supera todas as expectativas dos fãs em Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge e nos deixa de queixo caído com a estória incrivelmente bem entrelaçada. 
Nesta nova aventura do homem morcego, ele deverá combater um novo inimigo. Bane. Um sujeito com uma máscara e com uma ideia incrível para destruir Gothan City. Ainda contamos com a ilustre presença da mulher-gato, linda, sexy, uma ladra dotada de uma inteligência surpreendente. Batman ressurge e junto com ele se consagra mais um gênio do cinema, Chistopher Nolan. 

O grande problema do filme é a expectativa que foi colada sobre ele. Como o Batman- O Cavaleiro das Trevas (2008) foi incrível, esperava-se tudo de mais maravilhoso em cada detalhe do filme. Mas, nem sempre é possível agradar gregos e troianos, e eu como uma boa “do contra”, encontrei alguns pouco aspectos fracos no Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge, o que de nenhuma forma desqualifica a fantástica produção. 

Confesso que sempre torci um pouco pelos vilões e a forma como o Coringa havia me conquistado jamais seria superada tão facilmente. A questão é que o Bane é ótimo, porém é mal por consequência. Ou seja, ele é mal pelos motivos que a vida lhe deu. O contrário do coringa, que era apenas um anarquista, mal na essência, um psicopata. 

Já Anne Hathaway no papel da mulher gato foi convincente, mas não o suficiente. Ela estava sexy e com a delicadeza que a ladra exige. Mas o tom que ela ganhou foi de uma Hobin Wood. A mulher gato é sarcástica e confusa, e nos deixa confusos. Até o ponto que nos perguntamos se ela é do bem ou do mal. A mulher gato da Anne estava desde o início muito inclinada para o bem. Por isso, pra mim, ela foi o ponto mais fraco do filme. 

A trilha sonora é indescritível. A primeira sequencia é totalmente guiada pela trilha e é onde ela realmente se mostra mais do que auxiliar da produção. E aqueles que prestarem mais atenção no contexto do que nos tiros poderão perceber algumas críticas à sociedade explanadas de maneira indizível. 

Analisando o conjunto do filme, concluo que não haveria melhor maneira de acabar a trilogia. Foi realmente um marco na história do cinema, que tive a oportunidade e o prazer de assistir. 

Uma verdadeira obra, mas ainda não consigo creditá-la como a melhor produção do Nolan. Pra mim ainda ganha  Batman - O Cavaleiro das Trevas. Mas certamente é um filme emocionante, que vale ser visto e revisto enquanto ainda estiver em cartaz. (E depois quando sair em Dvd e até que você decore todas as falas). Esse foi o nosso Filme de Segunda, classificado como a primeira “obra” de 2012.

Gênero: Ação
Duração: 165 min.
Origem: EUA, Reino Unido
Direção: Chistopher Nolan
Roteiro: Christopher Nolan e Jonathan Nolan
Distribuidora: Não definida
Censura: 12 anos
Ano: 2012


Classificação PoA Geral (Por Jackeline Moraes)
X Obra
- Baita Filme
- Bom Filme
- Bem Bacana
- Legal
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo

Um comentário:

  1. Boa!!! Baaaita filme. Semana que vem tem mais... também vou escrever sobre o filme, semana que vem.

    hehehe

    ResponderExcluir