segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Filme de Segunda 138

Ninfomaníaca - Volume 1


O cineasta dinamarquês Lars von Trier é de uma perspicácia raríssima. Além de um grande diretor, ele sabe como ninguém divulgar e criar plena expectativa sobre seus filmes. Assim foi com Ninfomaníaca, o drama erótico-pornográfico de quase cinco horas de duração anunciado por Lars von Trier ao longo de 2013. O filme que conta a trajetória de vida de uma mulher e sua conflituosa e prejudicial relação com o sexo causou alvoroço no meio cinematográfico antes mesmo de sua estreia. Trier pirou de vez? Foi o que todos pensaram. Os produtores, por sua vez, colocaram suas condições: "nos entregue o filme, dividiremos em duas partes, cortaremos um pouco do sexo explícito e lançaremos no circuito mundial". O diretor aceitou.

Ainda é impossível tirar uma conclusão definitiva sobre Ninfomaníaca, afinal de contas vimos apenas a primeira parte, que acaba de forma abrupta, de repente, em um corte quase amador. Mas o volume 1 tem sua personalidade, tem sua história. O diretor divide a trama em quatro capítulos - no segundo filme serão mais quatro -, tudo narrado pela Charlotte Gainsbourg, que vive Joe, uma mulher de 50 anos autodiagnosticada ninfomaníaca. Ela conta sua história de vida ao solitário Seligman (Stellan Skarsgaard), que no início do filme a encontra desacordada em um beco próximo à sua casa.

Apesar do sexo ser a temática mais pulsante da trama, Ninfomaníaca não é um filme propriamente dotado de erotismo. O sexo proposto pelo diretor e contado pela Joe é um sexo cru, de instinto, sem o amor romântico ecoado pela dramaturgia ao longo dos séculos. O filme tem menos cenas de sexo explícito do que se esperava, mas mesmo assim ainda estão lá. De certa forma, uma marca do cineasta, que frequentemente utiliza esse recurso em seus trabalhos - algo que é raro no circuito mais popular.

É bem verdade que a história narrada por Joe a um Seligman atento, mediador, quase um redentor, é uma história pesada, mas Trier consegue salgar a trama com uma pitada de humor negro. Com o público disposto e sabendo o que vai assistir, é possível dar algumas risadas. Aqui Charlotte Gainsbourg apenas narra, dotada de muita culpa e um moralismo que parecia não existir horas antes de ser resgatada no beco. E talvez esteja aí a grande questão de Ninfomaníaca - Volume 1: por que a personagem resolve fazer tamanha reflexão sobre sua trajetória?


O fato é que essa primeira parte tem dois destaques absolutos. O primeiro é a atriz e modelo Stacy Martin, que vive Joe em sua fase adolescente. O segundo é Uma Thurman, que faz participação especial em um dos capítulos da trama. É uma passagem absolutamente magistral, no papel de uma mãe de família que leva seus filhos para conhecer Joe, amante de seu marido.

Fica a expectativa para a segunda parte, prometida para março. E Lars von Trier não dá ponto sem nó, como diria aquela experiente senhora. O frisson de Ninfomaníaca terá, ao todo, quatro momentos. Primeiro, o alerta do diretor, falando sobre o filme antes de lançá-lo. Na sequência, o lançamento do volume 1. Depois, o volume 2 e, pra finalizar, o lançamento em DVD e Blue-Ray com a versão do diretor, sem cortes. É pouco ou quer mais?    

Gênero: Drama
Duração: 118 min.
Origem: Dinamarca
Direção: Lars von Trier
Roteiro: Lars von Trier
Distribuidora: Califórnia Filmes
Censura: 18 anos
Ano: 2013
Classificação PoA Geral 
- Obra
X Baita Filme
- Bom Filme
- Bem Bacana
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário