quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Jornalismo colaborativo investiga sonegação da Globo



Em julho, o blog O Cafezinho vazou na íntegra o relatório da Receita Federal sobre seu processo administrativo movido contra a Rede Globo. Segundo o relatório, a emissora não pagou os impostos referentes à compra dos direitos de transmissão da Copa do Mundo de Futebol de 2002, uma transação ardilosa e milionária.

Como de praxe, o caso não ganhou notoriedade.

Porém, o excelente portal Diário do Centro do Mundo quer investigar a fundo essa questão. Afinal, a dívida da Globo pode ultrapassar 1 bilhão de reais, e se trata de dinheiro que deveria estar nos cofres públicos, sendo investido em programas sociais, educação, saúde etc. Contudo, uma reportagem investigativa de tal magnitude e importância, demanda muita logística e, principalmente, muita verba.

Por conta disso, o DCM iniciou uma campanha de crowdfunding no Catarse visando angariar R$ 25 mil nos próximos 30 dias para financiar a reportagem. O experiente jornalista Joaquim de Carvalho será o repórter a investigar e documentar o caso de sonegação de imposto da maior empresa de comunicação do Brasil. No roteiro de viagem estão Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Ilhas Virgens Britânicas. Acessando a página da campanha, está tudo devidamente explicado, inclusive como contribuir com o DCM.

Há pouco mais de um mês o portal fez o mesmo processo de financiamento coletivo para produzir um material investigativo de 25 minutos sobre o helicóptero da família Perrella apreendido com 445 quilos de cocaína. Clicando AQUI é possível assistir à reportagem do DCM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário